parent nodes: Dante | Fichas em ordem cronológica | Fichas por assunto | Fichas por ordem alfabética | Narratologia, fichas de leitura relacionadas
L999d Lucchesi, Teatro alquímico
L999d. Lucchesi, M. (1999). Teatro alquímico: diário de leituras. São Paulo: Artium.
2 tudo o que se perdia na terra se achava na lua (Orlando furioso).
3 Próspero versus Caliban?
4 giácomo leopardi.
5 Quíron, que era um deus, entediou-se com a vida, pediu licença a zeus e morreu.
6 3 fases: 1) estudo desvairado e desesperadíssimo, 2) conversão do erudito ao belo, 3) passagem do belo ao verdadeiro. Busca do saber, do belo e da verdade. Ciência, arte, filosofia.
7 P/ Nietzsche o fim do mundo antigo ocorre c/ sócrates e Eurípedes: dissecação, conceituação, maiêutica, ironia, em vez da síntese de Homero. Busca só da razão, a luz de apolo, exclusão das sombras de Dioniso. O 2º golpe veio com o cristianismo, evangelhos pregando o desprezo pela vida, negação das forças vitais, telúricas, heróicas. passamos ao domínio da melancolia sonhando com um mundo distante e perfeito. a religião cristã tem uma raiz (ou herança?) neoplatônica (?).
8 sonho de Sócrates, poucas horas antes da morte, sugerindo que ele aprendesse música: mostra como era vão seu projeto de explicar tudo pela razão.
9 diferença entre o coro de ésquilo e o de eurípedes, o mito do Logos /25 (?)
10 P/ leopardi o fim do mundo antigo (i. é, o nascimento do 'ocidente') ocorre c/ Platão, e sua constante remissão para um mundo que se encontra além do mundo, infinitamente melhor que este.
11 'o mundo não pode subsistir se não tem a si mesmo por fim'
12 'a privação de todas as esperanças acabou por apagar pouco a pouco dentro de mim quase todo o desejo. agora, mudadas as circunstâncias, ao ressurgir a esperança, eu me encontro na estranha situação de ter mais esperanças do que desejos' (leopardi) /28.
13 o ocidente esquece que não passa de um acidente.
14 Rússia, síntese entre leste e oeste, Europa e Ásia.
15 moscou, coração asiático, em contraponto a Petersburgo, cérebro europeu da Rússia /31.
16 amor e honra, Eros e timé, se alternando na ilíada.
17 a passagem do rio do tempo e a terra firme da sabedoria.
18 melopéia, metonímia, metáfora ?
19 herança neoplatônica revestida de incomunicação (está falando de um autor romântico russo).
20 acmeísmo (do grego akmé: plenitude)
21 marcas fortes de noturnidade. claro-escuro.
22 som-imagem.
23 o eu-romântico busca de todas as maneiras dissolver-se no coletivo.
24 a fonte de imagens (de Maiakovski) depende radicalmente de analogias surpreendentes e do uso da metonímia. forma sublime e vulgar de gritar pelas coisas. imagens simultaneamente ásperas e delicadas.
25 a solaridade apolínea e a noturnidade dionisíaca.
26 sobre jorge de lima: escassa invenção compensada por uma vasta imaginação ??
27 a contemporaneidade de uma obra está além da força contemporânea dos seus leitores /43.
28 catolicismo sincrético, sertanejo e santeiro.
29 'lede além / do que existe / na impressão. / E daquilo / que está aquém / da expressão' (jorge de lima)
30 hermenêutica da suspeita. efeito sugestivo do tácito.
31 Platão / ficino. p/ o filósofo o amor humano é uma preparação p/ o amor divino. o amante não deseja este ou aquele corpo, mas o esplendor divino infuso no outro /52.
32 Platão. o desejo de filosofia é o desejo de morte. filosofar é libertar-se do corpo p/ se ocupar da alma, é ir deixando morrer as solicitações do corpo na realidade do pensamento. ao nosso redor, só miragens e simulacros, tudo em sombras, e o corpo é a extensão disso. devemos examinar as coisas com a alma, passar da esfera do sensível para a do inteligível. a nossa pátria é a altíssima região da qual baixamos a este mundo, lá onde mora o pai; por isso é preciso morrer, porque habitamos a distância, porque vivemos no exílio. filosofar é morrer /53.
33 a beleza é o rosto de deus, que atrai a alma por uma lei de intrínseca semelhança. o Belo é prefácio do Bem /56.
34 filosofia do amor no renascimento. altas questões místicas: universo atravessado por uma rede infinita que cria relações simpáticas e harmoniosas. por isso quem é amado não pode deixar de retribuir /62.
35 Dante. Beatriz é prefácio de deus. parte do amor para o Amor.
36 o mistério de um rosto que guarda todos os rostos /68.
37 scintilla, centelha, fagulha, faísca.
38 machado traduziu o canto 25 do inferno, Dante milano traduziu o inferno, henriqueta lisboa o purgatório e haroldo de campos o paraíso /78. cristiano martins, melhor tradução integral da comédia.
40 jaroslav seifert, alquimistas, fervei vossos venenos, murmurai a fórmula obscura, escrevei o alfabeto de ocultos sinais e os demônios obedecerão /116.
41 leopardi, o exílio na biblioteca /118. autodidascalo, professor de si mesmo.
42 a física responde pelo certo, mas não pelo verdadeiro; a matemática responde pelo verdadeiro, mas não pelo certo (vico) /119. a ciência nova se apoia em filologia, o verum, e filosofia, o certum, verificar o certo, certificar o verdadeiro /121. Os nomes decorrem das coisas.
43 a mitologia era instrumento revelador da forma mentis da idade dos heróis. o mundo de Ulisses, de moses finley.
44 3 fases da história ideal eterna. os homens primeiro sentem, sem se aperceberem (idade dos deuses, língua hieroglífica ou sagrada), depois percebem c/ o espírito perturbado e comovido (idade dos heróis, linguagem simbólica), depois refletem com a mente pura (idade dos homens, língua dos sinais convencionados pela razão).
45 os primitivos raciocinavam com o corpo (braço de rio, pé da montanha).
46 cada nação vive a alternância das idades em seu tempo. a Europa vivia a idade dos homens quando a américa vivia a dos deuses. há fluxo e refluxo, em espiral, o fim de um processo implica o nascimento de outro. a idade média é a repetição da barbárie, Homero e Dante, Aquiles e Orlando /125.
47 o que não é compreendido, intuem-no os poetas (Heidegger, analisando poema de holderlin) /128.
48 Nietzsche sobreviveu a todos os sequestros de que foi vítima /134.
49 a casa da [Ópera], a catedral burguesa.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???